19/04/10 - Na última sexta-feira (16) a ETH Bioenergia e a Brenco concluíram a operação de combinação de ativos. Juntas elas criaram uma empresa brasileira líder na produção de etanol e cogeração de energia, a partir da biomassa. A transação durou aproximadamente 60 dias e movimentou R$ 7,3 bilhões.
Com o nome ETH Bioenergia, a nova empresa terá nove usinas, sendo que cinco já estão operando em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Até 2012 a produção será de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica. Já a capacidade de moagem será equivalente a 40 milhões de toneladas de cana por safra, com operações agrícolas 100% mecanizadas.
De acordo com nota enviada a imprensa, a Odebrecht S.A. em associação com a Sojitz Corporation, terá 65% do capital da ETH Bioenergia, e os demais acionistas participam com 35%. Quanto à governança corporativa, será formado um conselho de administração com a participação de 10 membros, sendo sete indicações dos acionistas Odebrecht/Sojitz e três indicações dos demais acionistas.
|